*Especial* A Capa do Livro Realmente Importa?

Boa noite, senhoras e senhores que nos acompanham!
Hoje vamos discutir um assunto meio polêmico, e quero a opinião de vocês, ok?


A capa do livro realmente importa?

Vamos ver o que nós três do Casinha temos a dizer sobre isso.



Todo mundo sempre fala "Não julgue o livro pela capa" ou "A capa não influência na leitura". 
Esses dias eu tenho estado em um mundo de opiniões totalmente diferentes, já que modero o IG Confissões Literárias, e muita gente fala sobre a capa dos livros.
Hoje, eu e as meninas viemos dividir nossas opiniões com vocês.

O que eu acho?
Desde que eu me lembre, a capa não era láaaaaaa grande coisa. Por exemplo, os primeiros livros que eu li foram por causa dos filmes: Crepúsculo, Harry Potter, Percy Jackson, e etc... Depois que fui amadurecendo e buscando novas leituras, eu comecei a procurar mais a sinopse, até por quê, não tinha um filme pra me despertar o interesse.
Mas não fugindo do assunto: Eu acho que a capa pode influenciar SIM na leitura. Acho que faz toda a diferença você olhar pro livro, admirar a capa, e depois mergulhar na leitura. Fica bem mais gostoso.
Pra mim, a capa é uma "entrada" pra leitura. 
Como assim? 
Eu tomo como exemplo os livros de "Assassin's Creed":



Pela capa você pode já ter uma imagem do que acontece na história, né? Guerra, o fato dos rostos estarem escondidos, nos dá um ar de mistério e segredo.
E com isso, você pode começar a imaginar a história e seu mundo baseado na capa, principalmente em Renascença.

Agora, as capas da série de "A Rainha Vermelha"


Não estou criticando, pelo amor de Deus! Eu AMO essas capas. 
Porém, eu tive uma dificuldade maior em imaginar o mundo a partir delas. A unica coisa que vem na cabeça com essas capas são crueldade e sangue, hahaha.

Claro que isso é de pessoa para pessoa. 
Portanto, eu tenho pra mim que a capa importa sim, mas se a sinopse não for boa, eu não leio. Sou super crítica.

Agora a opinião da Rachel:
Eu comecei a comprar livros em 2008 quando eu ganhei o livro Crepúsculo de um amigo. 
A partir daí eu comecei a montar a estante, mas eu costumava comprar os livros pela capa, na época realmente importava pra mim. Mas aí eu montei o blog e comecei a olhar os livros pela sinopse. Se a sinopse chamasse minha atenção eu compraria. E ai hoje em dia a capa não importa para mim. 
Mas ainda acho Feita de Fumaça e osso a capa mais bonita da minha estante. 


A opinião da Mari:
Já li histórias incríveis com capas desinteressantes, mas confesso que uma boa capa faz toda a diferença. 
Aquela capa incrível, que dá vontade de tatuar. Cheia de simbologias que você só descobre no decorrer da leitura. Já comprei livros, só pela capa e a expectativa dobra.


O que vocês acharam? A capa importa pra vocês? Como vocês lidam com isso? Sexta, no Globo Repórter. Mentira, hahahah!
Adorei fazer esse post e poder refletir sobre o que eu realmente penso sobre as capas, e adoraria saber a opinião de vocês sobre isso, e estou super ansiosa também!
Qualquer coisa que queiram compartilhar conosco, é só comentar, tá?
Até a próxima pessoal,
Beijonhos,





Um comentário:

  1. Leticia, para mim uma bela capa importa sim, ela agrega valor a história, chama atenção dos leitores que ainda não conhecem o autor, além dos que já adoram o trabalho do autor; a obra fica marcada na memória do leitor (todas as veze que pensar no livro, na história, a capa será o símbolo da leitura e de tudo que o leitor sentiu quando acompanhou a mesma).

    Vocês falaram que a sinopse conta na escolha e na minha opinião ela é supervalorizada porque nem sempre conseguem demonstrar o que realmente importa na história sem liberar spoiler. Hoje em dia quase não as leio, raras as exceções.

    Gostei da postagem!!! Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir