* Resenha #8 * Veneno

Olá! Estou aqui para falar sobre o livro que acabei de ler (e já estou no segundo), Veneno,  e eu gostei muuuito.
Bom, como o nome da saga já diz “Encantadas”, Veneno é o livro que conta a história de Branca de Neve.



Título : Veneno
Autora (a): Sarah Pinborough
Nº Páginas: 224
Ano:  2013
Sinopse:
Veneno - Sexy, sarcástico e de prender a respiração!
Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos!
Não existe “Felizes para sempre”!
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

ATENÇÃO PODE CONTER SPOILER!


Todos nós estamos acostumados com os contos de fadas onde o bem prevalece, tem final feliz, beijos de amor verdadeiro e felizes para sempre. Mas para quem conhece a verdade sobre essas histórias sabe que não é bem assim. Eu sou muito fã os contos dos irmãos Grimm, e outros autores que criaram essas coisas lindas.

Primeiro de tudo, na sinopse diz que pra quem é fã de Once Upon a Time e Grimm, esse era o livro perfeito. Eu concordei em boa parte, mas acho que a única coisa que tem a ver com OUAT é que a rainha tem motivo pra ser má, mas não posso falar nada demais por que não acompanho mais a série, acompanhei até a segunda temporada. Já a parte dos irmãos Grimm, achei que faltou um pouco mais de “crueldade”. Eu levo muito as coisas ao pé da letra, então, me desculpem.

Pra começar, vou falar da rainha. Uma menina jovem, que vem de uma família de bruxas e que se casou jovem. É bela, bela até demais para seu rei, tem um corpo bonito e gosta de causar desejo. Porém lhe falta uma coisa, deixar de lado sua inveja por Branca de Neve. Sabemos que isso é normal, mas pra mim, a rainha não tem motivos “suficientes” para odia-la. Por exemplo, ela diz que Branca de Neve é amada por todos, como sua mãe foi, como seu pai é, e como ela nunca vai ser. Também inveja seu jeito, seu corpo, e implica com ela cavalgar e se vestir feito um homem. E a partir de quando ela fica sozinha com o poder (o pai de Branca de Neve não morre), ela começa a fazer com que todos a temam. E com isso ela começa a se aprofundar em sua magia e como previsto, usa-la para o mal. Porém, a rainha não é tão ruim assim as vezes. Ela tem um gênio mágico psicopata que lhe dá um pente e diz que quem usa, dá felicidade. E o que ela fez? Dá à Branca de Neve. Porém cai em mãos erradas e uma criada acaba morta por ter usado.

Branca de Neve... Eu achei Branca de Neve um tanto infantil nesse livro. Ela é amiga de todos, amada  por todos, como já falei. Na festa de aniversário da rainha, Branca tenta levar seus amigos anões, excluídos pela rainha e pela sociedade, à festa de um jeito inusitado. Ela faz com que todos montem em seus ombros e tentem manter o equilíbrio, mas dá errado. A rainha fica furiosa, e Branca de Neve diz que era brincadeira. Isso foi necessário? Não. Ai depois, ela fica triste por que a rainha tenta mata-la várias vezes, e começa a quase não ficar em casa.

O caçador... O caçador foi um mero “quem” na história ele só serviu para ser preso, e depois ir atrás do coração de Branca de Neve, porém por causa de sua beleza (que foi vista de um jeito inusitado) mata um veado em seu lugar. A rainha descobre e o transforma em rato.

Porém, Branca de Neve não escapa e acaba sendo “morta”. Os anõezinhos a colocam no caixão de vidro e ela jaz até a chegada do príncipe, que quase morrendo, se apaixona por ela. Os anões cuidam do príncipe que cuida de Branca de Neve. Logo depois, a rainha começa a investigar o paradeiro de Branca de Neve, e por segurança, os anões levam-na para o reino do príncipe. Como acontece no conto real, por causa de um “tropeço”, o pedaço da maça sai da garganta da princesa e ela volta a vida. O príncipe morre de alegria e pede Branca de Neve em casamento, que aceita, obviamente. Eles se casam na primeira capela que veem, e na noite de núpcias... Opa...! Ai tem coisa! Nada é perfeito que acaba com a ilusão que o príncipe tem dela. Dai veio uma coisa que eu fiquei meio “What?????” o príncipe envenena ela de novo!!! Eu achei ele muito covarde e babacão! Ele sonhava em fazer uma aliança entre os reinos e volta mostrando que não está casado? É agora que a Branca morre. A rainha fica muito bolada e continua querendo o coração de Branca de Neve.

Eu acho que o livro gira em torno da rainha e não da princesa. Achei que o príncipe podia ter uma participação melhor, assim como a própria Branca de Neve. 

Eu falei muito, né? Desculpa, foi a empolgação. Mas eu achei que esse livro foi muito bom, por que prova que nem todo mundo é santo, e as vezes eu fiquei meio confusa mas passou. E também, se pudesse, acrescentaria muito mais coisa, e aumentaria a história. Por que se tem uma coisa que eu detesto é um livro pequeno com história boa.
Desculpem de novo o tamanho, e obrigada por lerem.
Agora vou correndo para “Feitiço”, que conta a história da Cinderela.


Até mais pessoal! 


🌟🌟🌟🌟🌟

6 comentários:

  1. Vou começar a ler próxima semana...estou ansiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane, comece mesmo por que é muito bom.
      Eu também fiquei super ansiosa e não me decepcionei.
      Boa leitura, ♥

      Excluir
  2. Olá Rachel! Já comecei essa série também e adorei "Veneno"! Achei muito bem bolado o livro, mostrando todo este ponto de vista diferente dos contos de fadas da nossa infância!
    Adorei sua resenha!

    Beijo!
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Eu fiquei muito interessada no livro por ele mostrar esse assunto, e é muito bom mesmo.
      Você já leu o Feitiço? Ele é bem tenso, hehehe. Obrigada por ler a resenha. ♥

      Excluir
    2. Oi!!
      Não li ainda, está aqui na minha estante esperando sua vez! rs.
      Se ele seguir a mesma linha de desenvolvimento que o primeiro, então eu vou adorar! haha

      Bjs

      Excluir
  3. Essa série levantou tanta polêmica, quer dizer, dividiu opiniões que confesso que meu interesse inicial foi perdendo força e hoje não sei mais se eu leria. Gosto de livros, filmes e séries inspirados em contos de fadas, mas tudo demais enjoa certo!!!???? Mas fico feliz que vc tenha gostado.
    Também vi OUAT até a segunda temporada e dei um tempo estou vendo outras séries. Vc já viu a série Grimm!!!??!! Eu adoro!!M
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir