* Resenha #31* Os 13 porquês - Jay asher

Boa tarde leitores!!!! Saindo do forno mais uma resenha para vocês!!! <3 Espero que gostem!!!



Título: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Nº de páginas: 255
Sinopse: O amor de Clay Jensen gravou suas últimas palavras em fitas cassete.
Pelas ruas desertas e escuras, os passos de Clay são abafados por sua respiração entrecortada. Se ele pudesse ouvi-los, ou se pudesse ter uma imagem de si mesmo, veria um adolescente alucinado, em uma busca desesperada. Do quê?
Ao chegar da escola naquela tarde, um pacote sem remetente, endereçado a Clay, lhe dá boas-vindas, na porta de casa. O pacote contém 7 fitas cassete embrulhadas em plástico-bolha. Play. A voz de Hannah Baker. Morta a algumas semanas. Suicídio por overdose de remédios. E primeiro amor de Clay.
Nas fitas, Hannah explica os treze motivos que a fizeram acabar com sua própria vida. Quem recebeu as fitas é um deles. E a regra é simples: depois de escutar seu motivo, passe as fitas adiante, para o nome da história seguinte.
Que fatos podem estar encobertos pela pretensa normalidade da vida de adolescentes como outros quaisquer?
Entender o que Hannah que lhe dizer depois de morta: é o que Clay Jensen busca nesta noite, caminhando pela cidade às escuras, com o walkman no bolso e uma voz fantasma sussurrando em seus ouvidos.


Os 13 porquês conta uma história bastante triste, e que acontece infelizmente no mundo inteiro, suicídio de adolescentes, causa: bullying. Querendo ou não quase ninguém leva o assunto muito a sério, e a ideia do autor é trazer à tona esse assunto tão importante, de uma maneira que todos possam entender, se colocando no lugar da pessoa, mostrando o que se passa na cabeça dela, e como coisas que para nós de fora, não parece ser nada, mas para o adolescente que está sofrendo com a depressão se torna algo de dimensão muito grande. 
Este livro mudou de certa maneira minha forma de ver o mundo e as pessoas, em como nós devemos nos importar com cada detalhe, prestar atenção, e tentar ajudar todos a nossa volta, até mesmo aqueles que aparentemente não precisam ser ajudados. 
A protagonista do livro, se chama Hannah Baker, e vem sofrendo ao longo do ano, em sua escola, diversos ataques, que levam ela a se afastar de todos, e pensar em acabar com a sua vida. 
Surgem boatos sobre ela, e a maioria são mentira. As pessoas a julgam pelo que ouvem falar sobre ela, e não sobre o que ela realmente é, isso a torna uma adolescente muito frustrada com medo de se relacionar. 
A narrativa gira em torno das fitas deixar por ela, antes de morrer para Clay Jensen , o menino que ela gostava, (e ele gostava dela, apesar de ela não ter tido tempo para descobrir). O autor mistura Hannah narrando sua versão da história, e os pensamentos confusos e frustrados de Clay, que não consegue acreditar que tem alguma relação e culpa da morte de seu primeiro amor.
As fitas devem ser passadas adiante, para que cada pessoa que contribuiu com sua morte saiba. Dentre eles estão colegas de classe, alunos de outras salas, professores...

Eu amei o livro, e como disse muda a sua vida! Mesmo você sabendo que no final Hannah morre, você se sente curioso para saber o que levou ela a acabar com sua vida, e a relação das pessoas com o fato.

Vale muito a pena ser lido, não só por ser um livro de fácil entendimento e narrativa leve, mas pela mensagem que ele nos deixa!

🌟🌟🌟🌟🌟

                                                   Bom final de semana, beijos Nath :*


10 comentários:

  1. Nathalia!
    O livro aborda dois temas bem pesados que é o bullying e o suicídio.
    E pelo que entendi, mesmo os temas sendo polêmicos, o livro não ficou com uma leitura pesada.
    Temos mesmo de discutir os temas, porque tem crescido o nº de casos que acontecem por esses motivos.
    “Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar.” (Charles Dickens)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com você, temas como esse devem ser sempre discutidos! Obrigada por ler, e comentar! ;* beijos!!

      Excluir
  2. Oi, Nathalia!
    Ainda não tive o prazer de ler "Os 13 Porquês", mas lendo a sua resenha(que eu adorei) dá para perceber que vai ser uma historia impactante na minha vida.
    P.S. O blog está lindo. Parabéns!
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser um livro "feliz", parece ser uma boa leitura. A premissa é boa e eu gostaria muito de conferir a obra.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, vale super a pena! Obrigada, beijos!! :*

      Excluir
  4. Já ouvi falar tanto desse livro. Parece interessante.
    Bjos
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O tema é forte, o texto é um tanto forte, mas é sempre preciso falar sobre eles. Pelo que vi por aí, o livro mudou a percepção de muita gente, pois nos faz perceber que tudo que fazemos afeta o outro de alguma forma, boa ou ruim. Aquela célebre frase de Chaplin não saía da minha mente enquanto eu lia o livro, mesmo que a mensagem dela seja positiva e o livro mostre que nossas ações podem ser desastrosas

    ResponderExcluir
  6. Oi Nath, minha história com esse livro não é das melhores, até fiz uma resenha com minha opinião sobre ele lá no blog. Sempre que eu ouvia falar do livro eram comentários positivos e realmente o livro é bom, mas eu criei muitas expectativas para ele, onde no fim não foram atendidas, mas valeu a leitura. Beijos.
    estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nathali.
    Quando voltei ao mundo literário, esse foi um dos meus livros mais desejados e favoritos. Eu tinha a mania de sair comprando livros, mas agora estou seguindo minha lista de prioridade. essa historia é mesmo muito intensa, chocante; tenho certeza que irei adorar e chorar. Gosto de livros que nos fazem pensar, mesmo que envolva assuntos que infelizmente acontecem em nosso mundo.

    BJss

    ResponderExcluir