* Resenha #54 * @mor

Olá meus amores, tudo bem?  Espero que sim. Hoje eu vou falar de um livro lindo. 
Esse livro foi minha mãe que comprou, pois na época ela vivia um amor virtual e acabou se interessando pelo livro. 
Vamos conhecer @mor. 

Título: @mor
Autora (a): Daniel Glattauer
Nº Páginas: 212
Editora: Suma de Letras
Ano: 2013

Sinopse
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob-roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.



Pra começar esse livro é muito diferente de qualquer livro com o tema. O que mais chama a atenção é que ele não tem uma narração, ele só tem a troca de email dos personagens. Você não tem acesso a nada sobre eles, salvo a troca de mensagens virtuais. 
Tudo começa com um engano. Emmi envia um email para Leo cancelando uma revista, mas é o email incorreto. No fim de ano ela envia um email de boas festas para todos os seus cliente e o email de Leo está salvo em seus contatos. A partir daí eles começam a troca de mensagens. 
Os emails eram raros, com um toque elegante de ironias e foram evoluindo e ficando cada vez mais frequentes. 
Emmi tem uma profissão muito boa, ela é web designer , casada e muito feliz. Leo é professor de linguística e pesquisador, acabou de sofrer uma desilusão amorosa, portanto está solteiro. 
No decorrer do livro as mensagens vão ficando mais envolventes, eles começam a dar detalhes de suas vidas, um para o outro e vai ficando bem melhor. 




O inicio do livro é um tanto difícil, confesso que peguei uma raiva mortal de Emmi, pois ela era uma chata e Leo aturava com a tal ironia elegante que eu disse, mas no final do livro você começa a entender mais, a se apegar aos personagens e tudo começa a fazer sentido. 
Mas preciso contar uma coisa para vocês. O final .... revoltante e é só isso que vou falar, você que ainda não leu vai precisar tirar suas conclusões.
Mas é um livro lindo e com muita troca de emails, você fica preso querendo saber a resposta de cada um deles. Prende a atenção. 

 “Você já beijou um estranho? Agora vou tomar mais um gole do Friuli. Estou bebendo a nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. Emmi, Emmi, Emmi”.


Mas a boa notícia é que tem um segundo livro. Emmi & Leo, a sétima onda. E em breve conto a minha experiência com ele. 
🌟🌟🌟🌟

Ps.: Em breve resultado do sorteio. 
Beijinhos e até a próxima

18 comentários:

  1. Oi, adoro a capa de ambos os livros.
    Comecei a ler @mor, mas honestamente a birra que peguei de Emmi me fez fechar o livro e partir para outra.
    Quero voltar a ler ele, mas vou esperar bastanteee tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helana eu sinceramente terminei, porque não gosto de abandonar livros. No início eu fiquei com uma certa dificuldade, mas depois foi ficando razoável.
      Espero que o segundo seja bem melhor *-*

      Excluir
  2. Ai que interessante, eu não conhecia sobre o livro mas fiquei muito interessada, irei colocar na lista pode ter certeza.
    Linda resenha <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro difícil, mas depois que pega o embalo dá pra ler tudo.l Que bom que gostou *-*

      Excluir
  3. que diferente mesmo! achei estranho o livro ser assim, todo de trocas de email, parece o file antiguinho Mensagem para Você...sabe que eu gostei?

    obrigada pela dica

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Vai que quando você ler você comece a amar ♥
      Beijos *-*

      Excluir
  4. Ja li esse livro, realmente é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o inicio complicado, mas de resto é bom mesmo.
      Obrigada pela visita *-*

      Excluir
  5. Rachel amiga eu já conhecia esse livro, já li algumas opiniões divididas (alguns amam outros odeiam). Mas acredito que leria se tivesse oportunidade.
    Adorei saber suas impressões. Aguardarei sua opinião sobre a sequência.
    Muitas vezes leituras assim mais leves nos fazem relaxar. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha Aline, eu acho que você vai gostar sim. É um livro bom, mas pecou só no inicio tornando Emmi uma pessoa complicada de lidar rs
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  6. Que capa mais fofa!
    Eu adorei o fato da sua mãe ter comprado o livro, por viver um amor virtual, interessante, rs.
    Gostei da premissa do livro e com certeza vou comprar pra ler, pois livros tem "emails" ou são como diários me atraem muito!
    O que tem de tão revoltante nesse final menina? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    A capa do livro que é continuação tbm ficou linda.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe tem dessas coisas hahaha.
      E esse final você vai ter que ler . :D

      Beijos ♥

      Excluir
  7. Adoro essas trocas de mensagens, então acho que eu vou gostar desse livro, fiquei bem curiosa. Fora que achei as duas capas bem fofinhas. :)
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mega fofas, você vai adorar tê-los eles enfeitam bem a estante, mas é pra ler viu?
      Beijos ♥

      Excluir
  8. OI!!

    Não conhecia e achei a descrição da narrativa diferente, afinal o livro escrito por e-mails é bem inovador. Imagino qual seja o final e confesso que não curti pq o livro tem continuação, estou meia cansada de romances que se arrastam, mas leria apenas pq me interessei pela forma de relato. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. às vezes a continuação é importante, nesse caso teve um gancho enorme e foi preciso uma continuação. MAs eu estou evitando no momento séries muito grandes, umas trilogia até to aceitando rs
      Leia e você vai gostar.
      Beijos ♥

      Excluir
  9. Oi..
    Bem, antes da sua resenha eu já compraria fácil esses livros, só pela capa mesmo.... kkkkkkk, mas, de todo jeito, agora posso falar que quero comprar por causa de sua resenha..
    abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia. Leia que você vai gostar sim.
      Beijinhos ♥

      Excluir