* Resenha #53* A Solidão dos números primos

*Uma leitura para se sentir completo e humano*



Mais um mês se inicia, mais uma chance pra gente fazer as coisas que mais gostamos.
Hoje apresento a vocês um dos meus autores favoritos, Paolo Giordano que em seu primeiro romance consegue nos mostrar uma história delicada e terrível.


Título : A solidão dos números primos  
Autora (a):  Paolo Giordano
Nº Páginas:  288
Editora: Rocco

Ano:  2009
Sinopse:
Ao contar a história de Alice e Mattia, o autor retrata a pequena burguesia italiana de 1983 a 2007. Dois acidentes dão a partida à história - Mattia é um pequeno gênio da matemática.A caminho de uma festa deixa a irmã gêmea, de quem se envergonha por ser autista, sozinha numa praça e nunca mais a vê; Alice, por sua vez, fora forçada pelo pai a ser uma grande atleta até que, num treino, uma queda muda sua vida para sempre. Marcados por suas próprias tragédias e um sentimento permanente de inadequação, os dois protagonistas conduzem o leitor, em meio ao olhar aguçado de uma e as hipóteses lógicas do outro,por uma trama que fala de solidão de forma densa e sensível. Vencedor da 62ª edição do Prémio Strega e com uma menção honrosa na edição de 2008 do Prémio Campiello, dois dos mais prestigiosos galardões da literatura italiana, "A Solidão dos Números Primos" já vendeu mais de 1.000.000 exemplares e não para de conquistar leitores em todo o mundo.


************************************************************************

Quando encontrei esse livro nas prateleiras da livraria Saraiva da cidade, não buscava nada em especial. Mas dizem que é quando a gente menos espera né?
Forte, dramático e inquietante, com certeza a escrita de Paolo Giordano me surpreendeu, um Físico com coração de humanas...a construção dos personagens ganhou o olhar sensível do autor. 

A matemática no livro é tratada de forma metafórica, tratar a vida dos personagens tão próximas quanto distantes.

Temas como traumas, problemas familiares, descobertas sexuais, fugas e sofrimentos, seguem a linha tênue da infância, adolescência e vida adulta de ambos os personagens. Únicos e isolados como os números primos e se completam, assim são Alice e Mattia.


"Abriu a boca para responder que se sentir especial é a pior das gaiolas que alguém podia construir para si mesmo, mas não disse nada."

A solidão dos números primos é rigoroso, veloz, sério e constante, assim como a matemática.

🌟🌟🌟🌟

2 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bom?
    COnfesso que não conhecia o autor (que por sinal é lindo (rs.)) e me apaixonei pela premissa do livro e o título. Com certeza vou procurá-lo e vou ler.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Diego...além de bom autor é lindoooo...
      Tem até filme desse livro, já assisti tbm, é bom...mas a qualidade deixa a desejar e algumas informações passam despercebidas.
      Boa leitura, e se for postar resenha no blog avise aqui.

      Excluir