* Resenha #68 * O Sol é para todos.

Olá amores, tudo bem? 
HOJE É MEU ANIVERSÁRIOOOOOOO!!! E quero parabéns *---* 
Mas antes de tudo quero trazer a resenha de um livro maravilhoso e magnífico que  Key do Blog Skull Geek indicou. - Por falar nisso, temos um clube do livro, caso queira participar, entrem em contato conosco. - Essa leitura foi muito boa, é um livro perfeito com valores maravilhosos. 
Vamos falar de O Sol é para todos. 




Título : O Sol é para todos
Autora (a):  Harper Lee
Nº Páginas:  349
Editora: José Olympio
Ano:  2015
Sinopse
Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.
• Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado.
• Desde o anúncio de sua sequência, O sol é para todos é um dos livros mais buscados e acessados no site do Grupo Editorial Record.
• Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: “Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo”.
• Vencedor do Prêmio Pulitzer.
• Escolhido pelo Library Journal o melhor romance do século XX.
• Eleito pelos leitores de Modern Library um dos 100 melhores romances em língua inglesa.
• Filme homônimo venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado.


No livro conhecemos o Maycomb, um pequeno município do Alabama, pela visão de Jean Louise(Scout). Uma menina com seis anos no do ano de 1930.
Ela mora com o pai Atticus, seu irmão Jem e Calpúrnia, a cozinheira. Por ser uma cidade pequena não se tem muito o que fazer, além de você conhecer todos que moram na cidade.  
O lugar que mais chama a atenção das crianças é a casa dos Radley, toda vez que passam em frente a casa da família, eles correm com muito medo. Dizem que a casa é amaldiçoada e lá mora Boo Radley, um rapaz doido que come esquilos, gatos e que não sai na luz do dia, ninguém o vê.
Nesse ano, Scaout vai pra escola pela primeira vez e nesse mesmo dia acaba ficando de castigo, pois a professora não entende que ela já sabe ler e escrever, o que é culpa de Calpúrnia que ensinou Scout, por esse motivo ela acaba ficando em maus lençóis com a professora nova. E depois disso ela acaba ficando de castigo e é proibida de ler e escrever.

"Eu não gostava de ler até o dia em que tive medo de não poder ler mais. Ninguém ama respirar." 

Então o verão chega e Scout e Jem conhecem Dill, o sobrinho da vizinha que aparece e acabam se tornando amigos. Eles se divertem muito retratando as cenas de filmes, porém Dill acaba ficando intrigado com a casa dos Radley e faz um desafio ao Jem de ir até a porta da casa deles. É uma ideia bem louca de fazer Boo sair de casa, mas Atticus acaba descobrindo quando chega de surpresa e os fazem prometer que não vão perturbar mais os vizinhos.
As férias cabam, Dill volta para sua cidade e Scout precisa voltar pra escola, mas acaba entrando em confusão. Ela defende Atticus de um jovenzinho que diz que Atticus defende pretos. Quando ela pergunta para Atticus sobre o que o menino falava, ele diz que está defendendo Tom Robbinson e pede que ela não brigue mais com ninguém por esse motivo.
Com esses tempos difíceis Scout passa preferir ser chamada de medrosa, mas não briga com os alunos da escola que falam de seu pai. Porém nem tudo são flores e ela agora ouve da família e até dos adultos que seu pai virou um defensor de pretos e que vai ser a ruína da família.

"Essas pessoas têm o direito de pensar assim, e têm todo o direito de ter sua opinião respeitada - considerou Atticus. - Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa."



O livro é super fantástico, e eu não o conheceria se não tivesse sido escolhido no Clube do Livro. E é o tipo de história que precisa ser lida. Quando a Key indicou o livro e disse que se tratava de uma história que envolvia racismo, eu achei que fosse uma história bem pesada, mas não me pareceu nada disso. É porque o livro é contado aos olhos de Scout, uma criança, então o livro acabou ficando bem leve, mas sem esquecer o que a autora queria passar.
Eu gostei muito da mensagem que foi passada no livro, não tem como não gostar. Mesmo o livro sendo escrito anos atrás, os dias de hoje não são muito diferentes. Mas temos que ter consciência que todos somos iguais. E o que a autora passou foi a mensagem que às vezes só olhamos do ponto de vista diferente. Que precisamos aprender com Scout e muito mais com Atticus.
Recomendo com 5 estrelas O Sol é para todos. E você que já leu, vem aqui contar pra gente o que sentiu e achou lendo esse livro maravilhoso.

E a boa notícia é que além de livro tem filme. - uhuul
Vou deixar vocês com  o trailer dele aqui. 
Tem o filme na Netflix. Para quem quiser assistir *-*



Beijinhos


🌟🌟🌟🌟

2 comentários:

  1. Amei sua resenha, sensacional. Eu sempre gostei do livro e eu o li quando estava na escola.
    É muito perfeita essa história.
    E agradeça ao seu Clube do livro e a Key, pois esse livro é uma lição para sua vida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eita amiga, parabéns atrasado!!! E aí comeu muitas delícias em seu dia!!??? Ficou cercada de pessoas especiais!!??? Espero que sim, você merece tudo de mais especial!!! Feliz aniversário!!!

    Sobre esse livro concordo com você, não li antes por pensar que era um livro pesado, mas nos últimos meses tenho lido resenhas maravilhosas e já adicionei esse clássico a minha lista de desejo. Fico feliz que você tenha aproveitado o livro ao máximo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir