*Resenha #72* Dom Casmurro

Oi gente, como vão? Espero que estejam bem, aliás, a noite está muito bonita. Estava com saudades de compartilhar minhas leituras com vocês. Mas, hoje vim compartilhar com vocês uma história muito boa que li quem escreveu foi um dos maiores escritores de literatura, nosso querido Machado de Assis.

Machado de Assis

"Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentará o autodidata Machado de Assis, de saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude." 
Machado de Assis escreveu diversos clássicos da literatura, como Helena e Memórias Póstumas de Brás de Cuba.


Mas o que eu vim falar com vocês, é sobre o livro "Dom Casmurro". Vamos lá?




Dom Casmurro conta a história de Bentinho, um menino que foi prometido a ser padre, bem antes de nascer. Ele tinha uma amiga, chamada Capitu, eles viviam juntos. Já um pouco mais velho Bentinho ouviu José Dias, o agregado, denunciando para sua mãe, que Bentinho estava amando Capitu. Só que ele não tinha percebido isso, só descobriu depois que ouviu José Dias o denunciando. E aquele amor que ele descobriu espontaneamente foi se expandindo e ficando mais forte, ao ponto de que ele não
queria mais se tornar padre, não queria ir para o seminário e deixar o amor da sua vida.
Mas sua mãe, D. Glória, havia feito uma promessa e ele acabará indo, ficou alguns anos lá, mas saiu um pouco depois de sua mãe adoecer. 
 Assim que saiu do samário, pediu a bênção de D. Glória para se casar com Capitu, ela ficou felicíssima e disse que ele seria feliz com a bela moça que ela tinha muito carinho. 
Eles casaram e viviam felizes, mas faltavam-lhe um filho. Algum tempo depois Capitu apareceu grávida, Bentinho estava maravilhado, pois era tudo que ele sonhava.
Bentinho tinha um amigo, chamado Escobar, ele tinha se casado com uma das amigas de Capitu. Os dois casais andavam juntos, um vivia na casa do outro.
Ezequiel, o filho tão esperado, gostava de imitar as pessoas, ele já até andava e falava como Escobar, o amigo.

Escobar amava mergulhar, mas em um dia de ressaca, ele acaba por se afogar e morre. No seu enterro repara que Capitu está diferente, como se tivesse uma ligação a mais com Escobar. Depois disso ele começa a achar Ezequiel mais parecido com Escobar, cada dia mais. 
Capitu nunca confirmou a traição, mas, Bentinho tinha certeza que Ezequiel não era seu filho. Bentinho pensou em se matar, mas decidiu mandar eles para a Europa.

Capitu acaba morrendo e Ezequiel vem morar com Bentinho, na casa do Engenho Novo, que era igual à de Matacavalos, onde ele cresceu. Bentinho se afeiçoa um pouco ao menino. Ezequiel que amava escavações e coisas antigas viajou para o Egito para pesquisar e morreu por lá 


Fiz um resumo, bem resumido, pois quero que vocês leiam cada detalhe dessa história vale a pena, até para descobrir se Capitu traiu ou não Bentinho. 

O que vocês acham, ela traiu ou não?

Ps.: Prestem atenção nos mínimos detalhes.

É isso amores, fico por aqui. Espero que gostem da história de Bentinho. 

*Esse livro tem uma linguagem bastante da época, paciência, vale a pena galera.

Boa leitura e boa noite, até a próxima. Beijinhos.


🌟🌟🌟🌟🌟

3 comentários:

  1. Larissa como você mesma especificou você fez um resumo da história e confesso que não acho muito legal quando isso acontece. Eu preferia ter conferido suas impressões da leitura e até sua opinião sobre a Capitu ter traido ou não.
    Mas enfim, li esse livro duas vezes na época do terceiro ano-vestibular e lembro que adorei. E para mim a Capitu não traiu, até porque o livro é narrado apenas por Bentinho e seus ciúmes sem fim. Capitu sofre no enterro do amigo o que seria normal para quem perde um amigo íntimo de anos, sobre a semelhança física do menino e do amigo dela para mim é uma coincidência; quantas pessoas conhecemos que se parecem e nem familiares são!!???
    Enfim apesar dos pesares gostei de ver esse clássico relembrado aqui.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não faço a menor ideia se ela traiu ou não, mas com certeza quero ler o livro! kkk

    http://youtube.com/tayrodriguesreality

    ResponderExcluir
  3. Minha pró de Português passou esse livro ano passado para lermos, confesso que a princípio tive um certo receio por ser um livro de época, a linguagem ser um pouco dificíl.. Mas vale muuuito a pena, leiam!

    ResponderExcluir