*Resenha #76 * O Último Adeus

Olá amores, tudo bem? Espero que sim.
Hoje vou trazer para vocês a resenha de um livro maravilhoso. Esse livro da Darkside Books vai mexer com você.
Se você já leu o livro me conta o que achou, se você ainda não leu, que tal começar logo? Garanto que não irá se arrepender.


Título: O Último Adeus
Autor (a): Cynthia Hand
Páginas: 352
Editora: Darkside Books
Ano: 2016
Sinopse:
O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.



Como você se sentiria se uma pessoa próxima a você cometesse suicídio? Como lidar com a perda? O Último Adeus fala exatamente sobre esse assunto. Um livro mágico e maravilhoso escrityo por Cynthia Hand e publicado pela Darkside Books, na linha Dark Love.



Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.


Morte, uma certeza de todos, porém é algo que às vezes não conseguimos entender e o suicídio é um tipo de morte que todos temem. Ninguém sabe exatamente qual o motivo uma pessoa tem para se suicidar, podem ter N motivos, podem especular muitos deles, mas o que não conseguimos entender de fato é ... por que tirar a própria vida?
Alexis está tendo consultas com um terapeuta que está tentando ajudá-la a passar pelo luto, superando a morte do irmão Ty. Ela está prestes a terminar o ensino médio e partir para a faculdade, porém esse mutirão de coisas em sua cabeça está trazendo dificuldades de seguir sua vida. Isso também está acontecendo com sua mãe. Então seu terapeuta dá uma ideia para Alexis, escrever um diário, escrever tudo o que está passando, as lembranças, as coisas boas. Mas Alexis é boa em matemática e escrever não é um dom que possui.



 “Não escreva sobre o fim… Tente escrever sobre uma época em que ele era feliz. Quando vocês dois eram felizes juntos.


A partir disso começamos a ler tudo o que Lex está passando, tudo o que ela escreve e o que ela não escreve também, pois vimos no livro tudo referente a sua vida, como ela era antes e como ficou depois da perda. O sofrimento dela, da mãe e do pai.
Para uma mãe é bem difícil perder um filho e isso acaba destruindo a vida de sua mãe, começando a beber e usando remédios para dormir. Para o pai foi difícil, mas o relacionamento deles era bem intenso, causando culpa e sofrimento para todos.



Escreva sobre a última vez em que se lembra de ter visto Tyler feliz.


O problema de Lex é que ela não consegue lembrar dos momentos com Ty, ela tenta de todas as formas se lembrar, mas não consegue.


Esse livro mexe muito com a gente, fala sobre perder e perdoar. Todos vamos chegar lá, mas ainda é um assunto delicado e um suicídio é mais questionado, pois aquela preocupação de não ter visto os sinais, de não ter entendido o que aconteceu. É bem forte!
Eu perdi uma amiga assim. Ela era uma pessoa linda, bem alegre, doidinha, mas acabou nos deixando de um jeito cruel. E eu fiquei me fazendo essas perguntas. E se eu tivesse prestado mais atenção? E se eu estivesse mais presente? Agora são só perguntas e saudade. Eu perdi muitas pessoas na minha vida, mas dessa forma, foi bem triste. O sentimento é de impotência. Esse livro é de emocionar qualquer um, te faz pensar em morte, mas também te faz pensar em vida, no que você está fazendo, no que pode mudar para viver melhor.

"… nunca se sabe quando vai ser a última vez. Que você abraça alguém. Que você beija. que você se despede.

É um livro muito bom realmente, a leitura é dinâmica. A autora nos passa uma mensagem bem importante, mesmo sendo um livro de ficção, você consegue entender boa parte dos sentimentos passados por ela.
Sobre a diagramação, é Darkside não é? rs
É lindo, com a escrita em azul para passar o realismo de Lex escrevendo em seu diário.
Achei lindo e super recomendo!!


🌟🌟🌟🌟🌟

15 comentários:

  1. Ual parece ser um livro bem emocionante, no começo pensei em se tratar de apenas um livro ficticio que fala de fantasmas e tal, mas como pude ver é bem mais que isso... realmente quando perdemos alguem é dificil, mas se for suicidio deve nos deixar mais abalados, "poxa como não percebi nada?"
    Você diz que perdeu uma amiga assim:?
    muito triste o que aconteceu, mas peço a Deus que não se sinta culpada viu
    Muito beijos e ate mais

    ResponderExcluir
  2. Acho que um livro trás o tema perdão é sempre algo para se refletir.
    Com toda certeza o assunto abordado é bem interessante e excelente para a gente ler. Um livro que é bem mais do que a sinopse nos diz.
    Tô bem curiosa com essa leitura.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Bom resumo. Não fiquei muito interessada em ler, mas você falar muito bem dele.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Nossa que livro interessante. Já sei que para ler é preciso ter uma caixa de lenços do lado kkkk Amei a premissa e o livro é lindo, mas como você mesma disse é Darside ne? kkkkk Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Menina! Desde que o lançamento que quero muito ler, canttei ele como presente de niver agora essa semana mas, me deram dois da DarK e este não (pensaram que por eu ter cantado todo mundo ia pensar o mesmo livro)sqn!
    Bem, ainda faltam dois dias, quem sabe? rs
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá =)
    Pela rua resenha deu para perceber que o livro mexeu com você. É triste perde as pessoas dessa maneira, lamento pela suas perdas. O livro realmente parece ser bem forte. Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Sabe aquele livro que você tem certeza que vai chorar? É esse! Já estou segurando os sentimentos só de ler sua resenha e vi que ele também irá mexer comigo. Amei a dica! Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Já tinha visto outras resenhas sobre o livro e me interessei bastante. A história me parece ser bem intensa pela carga emocional que ela carrega, principalmente por falar de um tabu que é o suicídio.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser ótimo, sua resenha ficou ótima <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ao mesmo tempo que parece ser uma historia triste, sei também que é uma história de superação. Goataria muito de ler assim wue tiver a oportunidade. 😘

    ResponderExcluir
  11. Olá! Esse é um dos livros que tenho vontade de ler.
    Já está na minha lista de próximas aquisições.
    Amei sua resenha, bjoooooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,o livro parece trazer uma proposta linda de superação, pois as pessoas proxima as suicidas tambem sofrem muito e precisam se recompor depois de algo assim e um livro nesaa vibe é algo que pode ajudar demais por quem passou por isso, assim como você se identificou , outras pessoas podem tambem

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel
    Eu AMO livros com esta temática! Além de blogueira sou psicóloga com especialização em psicologia hospitalar, então este tema faz parte do meu trabalho
    Tão importante e difícil de lidar...aind amais com adolescentes
    Já estava curiosa e agora ainda mais! Vou ler com certeza
    Adorei sua resenha
    DarkSide é muito amor, ne?
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    A temática foge um pouco da minha zona de conforto, mas essa questão de suicídio, sobre perder, perdoar, acho tudo bem interessante, e tenho visto este livro muito por aí e quero lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Um dos livros mais rápidos que já li, a história envolve muito o leitor. INDICO!

    ResponderExcluir